quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

PROJETO DE LEITURA



                        Projeto De Leitura
Projeto: Viagem pelo mundo encantado da Literatura Infantil:
    
 “O sorriso, a alegria duma criança que lê, que ouve estórias, que brinca, compensa a luta que possamos ter, para que aquele sorriso e aquela alegria existam. E compensa, ainda, a sua certeza íntima que estamos abrindo novos horizontes e possibilidades para centenas de crianças, através da leitura. Estaremos ensinando quanto vale o livro; dando-lhes o hábito da leitura, fazendo-as amar o livro estaremos assimilando responsabilidades e cumprindo o nosso dever com as gerações que formarão os homens de amanhã.” Denise Fernandes Tavares.
      
JUSTIFICATIVA

 “O conto infantil é uma chave mágica que abre as portas da inteligência e da sensibilidade da criança, para sua formação integral.
Desenvolver o interesse e o hábito pela leitura é um processo constante, que começa muito cedo, em casa, aperfeiçoa-se na escola e continua pela vida inteira. Somente quem conhece a importância da literatura na vida de uma pessoa, quem sabe o poder que tem uma história bem contada, quem sabe os benefícios que uma simples história pode proporcionar, haverá de dizer que não há tecnologia no mundo que substitua o prazer de tocar as páginas de um livro e encontrar nelas um mundo repleto de encantamento.
Quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, maior será a probabilidade dela tornar-se um adulto leitor. Da mesma forma, através da leitura a criança adquire uma postura crítico - reflexiva, extremamente relevante à sua formação cognitiva. Ouvir histórias é um acontecimento tão prazeroso que desperta o interesse das pessoas em todas as idades. Se os adultos adoram ouvir uma boa história, um “bom causo”, a criança é capaz de se interessar e gostar ainda mais por elas, já que sua capacidade de imaginar é mais intensa. Quando a criança ouve ou lê uma história ele é capaz de comentar, indagar, duvidar ou discutir sobre ela. É importante contar histórias mesmo para as crianças que já sabem ler, pois quando as crianças maiores ouvem as histórias, aprimoram a sua capacidade de imaginação, já que ouvi- las pode estimular o pensar, o desenhar, o escrever, o criar, o recriar. A Literatura Infantil então, deve fazer parte da rotina de adultos e crianças, tanto na escola quanto em casa, uma vez que, por meio da literatura infantil podemos levar nossas crianças para qualquer lugar, mágico ou real. Assim, este projeto que nasceu a partir da vontade dos professores em aprofundar o desenvolvimento da leitura na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, visa nortear o trabalho com os alunos, a partir da leitura de clássicos da literatura infantil, fazendo com o que o aluno tenha prazer em ler e consiga transmitir ao outro o que leu. Dessa forma, o livro deve ser mostrado e aberto com prazer e a alegria, para que o aluno perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas mais uma das atividades de escola.

OBJETIVOS        
                             
Objetivo geral:
·        Incentivar o prazer e o valor da Leitura.
Objetivos específicos:
·        Aproximar a criança de literaturas infantis diversas;
·        Proporcionar o prazer de ler e vivenciar a literatura infantil;      
Proporcionar situações de leitura compartilhada;
·        Fazer com que construam o hábito de ouvir e sentir prazer   nas situações que envolvem a leitura de estórias;
·        Familiarizá-los com estórias e ampliar seus repertórios;
·        Participação em situação de conto e leitura de estórias;
·        Desenvolver no aluno a prática de escutar atentamente as estórias contadas;
·        Fazer com que o aluno observe e manuseie os livros sem danificá-los;
·        Desenvolver no aluno a facilidade de se expressar em público, inicialmente, perante aos colegas de sala.
·        Desenvolver na criança valores e atitudes como a obediência, o respeito, o amor, a honestidade, a solidariedade, a bondade, perdão, entre outros, a partir das histórias da literatura infantil;
·        Desenvolver no aluno a prática de inferir sobre um texto, bem como sua moral.

METODOLOGIAS:
     
Muitas são as metodologias que poderão ser utilizadas na execução do  Projeto. Assim, as sugestões abaixo apresentadas servirão apenas de base para o trabalho de leitura em sala de aula, podendo e devendo ser complementado pelos professores, a fim de enriquecer as atividades e torná-las ainda mais significativas para os alunos.
·        Leitura em voz alta pelo professor e pelos alunos dos principais livros de literatura infantil: Chapeuzinho Vermelho; Branca de Neve e os Sete Anões; A Bela Adormecida; A Bela e Fera; O Gato de Botas; João e Maria; Cinderela; Rapunzel; A Pequena Sereia; Pinóquio; O Patinho Feio; O Pequeno Polegar; Os três porquinhos; Livros do Sítio do Pica-Pau Amarelo: Emília – a boneca que virou gente; O feitiço da Cuca; Quarteto Peralta; Reinações de Narizinho; Caçadas de Pedrinho; A pílula falante; O casamento da Emília, etc...
·        Ilustração das histórias lidas e ouvidas;
·         Dramatização das histórias;
·        Reescrita das histórias para confecção de um livro de cada turma;
·         Estudo dos personagens para o desfile dos mesmos;
·        Exibição de filme (História a critérios dos professores);
·        Paródia de uma história envolvendo um tema social;
·        Criação de uma história envolvendo os personagens clássicos da literatura infantil;
·         Cantar e coreografar músicas infantis;
·        Acróstico com nomes de personagens clássicos da literatura infantil;
·        Encenação de histórias infantis com o uso de fantoches;
·        Sarauzinhos: declamação de poemas infantis com o uso de máscaras;
·        Reconto oral das histórias;
·        Confecção de personagens para exposição;
·         Confecção de um álbum com os personagens clássicos da literatura infantil;
·        Criação do cantinho da leitura (o aluno deve ter acesso a todos os livros disponíveis);
·        Produção de cartazes e murais a partir das leituras realizadas em sala;
·        Leitura do livro em casa pelo aluno para apresentação do mesmo para a turma no dia previamente combinado;
·        MURAL DE INDICAÇÕES: O professor confecciona um mural no pátio e os alunos recebem fichas com os seguintes dizeres: "Indico o livro (nome do livro) porque (justificativa) ", que deverão preencher com o nome de um livro que leram e indicá-lo aos amigos, justificando a indicação. As fichas são coladas no mural para que todos da classe tenham acesso a elas.
·        CONTE OUTRA VEZ
·        Todo final de semana o aluno leva um livro diferente para a casa. O livro deve ser sorteado pelo aluno (a professora faz fichinhas com os nomes dos livros para que sejam sorteadas).
·        Em casa,a família deverá participar da leitura do livro e juntos, após preencherem uma ficha com o título, personagens, etc, o aluno produzirá um outro texto com base no livro lido. Desenvolverá, portanto, a prática de leitura, a interpretação e a criatividade ao produzir outra história. Além é claro da participação da família!
·        Outras atividades...

CULMINÂNCIA

 Apresentação no pátio no final da unidade do que foi produzido.
·        AVALIAÇÃO:
     Ocorrerá durante todo o processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno- leitor no seu cotidiano, e da avaliação de leitura e interpretação de texto do aluno, no dia-a- dia.

ANEXOS:

·        Histórias Diversas
ALGUMAS SUGESTÕES PARA ESTIMULAR A LEITURA 
  • 1. O cantinho da leitura, que é extremamente importante nas classes educação infantil e ensino fundamental. 
  • 2. A construção de uma biblioteca ou mini-biblioteca pelos alunos, que pode dinamizar bastante o trabalho, uma vez que eles serão sujeitos ativos neste empreendimento, e seria interessante que juntos, alunos e professores, trabalhassem no processo de catalogação, arrumação dos livros.É importante ter diversos tipos de textos (jornalísticos, crônicas, científicos, bulas, publicitários, parlendas, adivinhas, cantigas, trava-línguas etc), assim como diferentes fontes (livros, revistas, jornais, periódicos, gibis etc). Uma sugestão bastante interessante é que os livros fiquem ao alcance das crianças, assim elas poderão interagir melhor com eles. 
  • 3. Sugerir que os alunos falem sobre o livro que leram ou escrevam a respeito dele são boas atividades, mesmo os alunos da educação infantil podem fazer isto, por meio de recontagem, leitura plástica (desenhar, pintar, esculpir), pseudo-leituras, entre tantas outras. 
  • 4. Colocar em prática projetos como: pequeno escritor, onde os alunos podem construir seu próprio livro com suas próprias produções, organizar uma tarde de autógrafos ou receber a visita de um autor de uma obra trabalhada em sala de aula. 
  • 5. Produzir um jornal mural ou jornal impresso da própria escola, que é uma excelente orientação didática de socializar as produções na linguagem escrita. 
     
·         REFERÊNCIAS BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. 3.ed. Brasília: A secretaria, 2001. Notícias e http:// Construir educandocomamor10.blogspot.comhttp://proportoseguro.blogspot.com/2009/02/varias-sugestoes-de-pequenos-projetos.html http://educandocomamor10.blogspot.com/2008/04/leitura-na-educao-infantil.html http://espejos.unesco.org.uy/simplac2002/Ponencias/SIMPLAC/SL028.doc




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