Projeto De Leitura
Projeto:
Viagem pelo mundo encantado da Literatura Infantil:
“O sorriso, a alegria duma criança que lê, que
ouve estórias, que brinca, compensa a luta que possamos ter, para que aquele
sorriso e aquela alegria existam. E compensa, ainda, a sua certeza íntima que
estamos abrindo novos horizontes e possibilidades para centenas de crianças,
através da leitura. Estaremos ensinando quanto vale o livro; dando-lhes o
hábito da leitura, fazendo-as amar o livro estaremos assimilando
responsabilidades e cumprindo o nosso dever com as gerações que formarão os
homens de amanhã.” Denise Fernandes Tavares.
JUSTIFICATIVA
“O conto infantil é uma chave mágica que abre as portas da inteligência e da
sensibilidade da criança, para sua formação integral.
Desenvolver
o interesse e o hábito pela leitura é um processo constante, que começa muito
cedo, em casa, aperfeiçoa-se na escola e continua pela vida inteira. Somente
quem conhece a importância da literatura na vida de uma pessoa, quem sabe o
poder que tem uma história bem contada, quem sabe os benefícios que uma simples
história pode proporcionar, haverá de dizer que não há tecnologia no mundo que
substitua o prazer de tocar as páginas de um livro e encontrar nelas um mundo
repleto de encantamento.
Quanto
mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a
leitura produz, maior será a probabilidade dela tornar-se um adulto leitor. Da
mesma forma, através da leitura a criança adquire uma postura crítico - reflexiva,
extremamente relevante à sua formação cognitiva. Ouvir histórias é um
acontecimento tão prazeroso que desperta o interesse das pessoas em todas as
idades. Se os adultos adoram ouvir uma boa história, um “bom causo”, a criança
é capaz de se interessar e gostar ainda mais por elas, já que sua capacidade de
imaginar é mais intensa. Quando a criança ouve ou lê uma história ele é capaz
de comentar, indagar, duvidar ou discutir sobre ela. É importante contar
histórias mesmo para as crianças que já sabem ler, pois quando as crianças
maiores ouvem as histórias, aprimoram a sua capacidade de imaginação, já que
ouvi- las pode estimular o pensar, o desenhar, o escrever, o criar, o recriar.
A Literatura Infantil então, deve fazer parte da rotina de adultos e crianças,
tanto na escola quanto em casa, uma vez que, por meio da literatura infantil
podemos levar nossas crianças para qualquer lugar, mágico ou real. Assim, este
projeto que nasceu a partir da vontade dos professores em aprofundar o
desenvolvimento da leitura na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, visa
nortear o trabalho com os alunos, a partir da leitura de clássicos da
literatura infantil, fazendo com o que o aluno tenha prazer em ler e consiga
transmitir ao outro o que leu. Dessa forma, o livro deve ser mostrado e aberto
com prazer e a alegria, para que o aluno perceba que ler é uma viagem maravilhosa
e não apenas mais uma das atividades de escola.
OBJETIVOS
Objetivo
geral:
·
Incentivar o prazer e o valor da Leitura.
Objetivos
específicos:
·
Aproximar a criança de literaturas infantis
diversas;
·
Proporcionar o prazer de ler e vivenciar a
literatura infantil;
Proporcionar situações de leitura compartilhada;
·
Fazer com que construam o hábito de ouvir e sentir
prazer nas situações que envolvem a
leitura de estórias;
·
Familiarizá-los com estórias e ampliar seus
repertórios;
·
Participação em situação de conto e leitura de
estórias;
·
Desenvolver no aluno a prática de escutar
atentamente as estórias contadas;
·
Fazer com que o aluno observe e manuseie os livros
sem danificá-los;
·
Desenvolver no aluno a facilidade de se expressar
em público, inicialmente, perante aos colegas de sala.
·
Desenvolver na criança valores e atitudes como a
obediência, o respeito, o amor, a honestidade, a solidariedade, a bondade,
perdão, entre outros, a partir das histórias da literatura infantil;
·
Desenvolver no aluno a prática de inferir sobre um
texto, bem como sua moral.
METODOLOGIAS:
Muitas
são as metodologias que poderão ser utilizadas na execução do Projeto. Assim, as sugestões abaixo
apresentadas servirão apenas de base para o trabalho de leitura em sala de
aula, podendo e devendo ser complementado pelos professores, a fim de
enriquecer as atividades e torná-las ainda mais significativas para os alunos.
·
Leitura em voz alta pelo professor e pelos alunos
dos principais livros de literatura infantil: Chapeuzinho Vermelho; Branca de
Neve e os Sete Anões; A Bela Adormecida; A Bela e Fera; O Gato de Botas; João e
Maria; Cinderela; Rapunzel; A Pequena Sereia; Pinóquio; O Patinho Feio; O
Pequeno Polegar; Os três porquinhos; Livros do Sítio do Pica-Pau Amarelo:
Emília – a boneca que virou gente; O feitiço da Cuca; Quarteto Peralta;
Reinações de Narizinho; Caçadas de Pedrinho; A pílula falante; O casamento da Emília,
etc...
·
Ilustração das histórias lidas e ouvidas;
·
Dramatização
das histórias;
·
Reescrita das histórias para confecção de um livro
de cada turma;
·
Estudo dos
personagens para o desfile dos mesmos;
·
Exibição de filme (História a critérios dos
professores);
·
Paródia de uma história envolvendo um tema social;
·
Criação de uma história envolvendo os personagens
clássicos da literatura infantil;
·
Cantar e
coreografar músicas infantis;
·
Acróstico com nomes de personagens clássicos da
literatura infantil;
·
Encenação de histórias infantis com o uso de
fantoches;
·
Sarauzinhos: declamação de poemas infantis com o uso
de máscaras;
·
Reconto oral das histórias;
·
Confecção de personagens para exposição;
·
Confecção de
um álbum com os personagens clássicos da literatura infantil;
·
Criação do cantinho da leitura (o aluno deve ter
acesso a todos os livros disponíveis);
·
Produção de cartazes e murais
a partir das leituras realizadas em sala;
·
Leitura do livro em casa pelo aluno para
apresentação do mesmo para a turma no dia previamente combinado;
·
MURAL DE INDICAÇÕES: O professor confecciona um
mural no pátio e os alunos recebem fichas com os seguintes dizeres:
"Indico o livro (nome do livro) porque (justificativa) ", que deverão
preencher com o nome de um livro que leram e indicá-lo aos amigos, justificando
a indicação. As fichas são coladas no mural para que todos da classe tenham
acesso a elas.
·
CONTE OUTRA VEZ
·
Todo final de semana o aluno leva um livro diferente
para a casa. O livro deve ser sorteado pelo aluno (a professora faz fichinhas
com os nomes dos livros para que sejam sorteadas).
·
Em casa,a família deverá participar da leitura do
livro e juntos, após preencherem uma ficha com o título, personagens, etc, o
aluno produzirá um outro texto com base no livro lido. Desenvolverá, portanto,
a prática de leitura, a interpretação e a criatividade ao produzir outra
história. Além é claro da participação da família!
·
Outras atividades...
CULMINÂNCIA
Apresentação no pátio no final da unidade do
que foi produzido.
·
AVALIAÇÃO:
Ocorrerá durante todo o processo, a
partir da observação direta das atitudes do aluno- leitor no seu cotidiano, e
da avaliação de leitura e interpretação de texto do aluno, no dia-a- dia.
ANEXOS:
·
Histórias Diversas
ALGUMAS SUGESTÕES PARA ESTIMULAR A LEITURA
- 1. O cantinho da
leitura, que é extremamente importante nas classes educação infantil e
ensino fundamental.
- 2. A construção de
uma biblioteca ou mini-biblioteca pelos alunos, que pode dinamizar
bastante o trabalho, uma vez que eles serão sujeitos ativos neste
empreendimento, e seria interessante que juntos, alunos e professores,
trabalhassem no processo de catalogação, arrumação dos livros.É importante
ter diversos tipos de textos (jornalísticos, crônicas, científicos, bulas,
publicitários, parlendas, adivinhas, cantigas, trava-línguas etc), assim
como diferentes fontes (livros, revistas, jornais, periódicos, gibis etc).
Uma sugestão bastante interessante é que os livros fiquem ao alcance das
crianças, assim elas poderão interagir melhor com eles.
- 3. Sugerir que os
alunos falem sobre o livro que leram ou escrevam a respeito dele são boas
atividades, mesmo os alunos da educação infantil podem fazer isto, por
meio de recontagem, leitura plástica (desenhar, pintar, esculpir),
pseudo-leituras, entre tantas outras.
- 4. Colocar em
prática projetos como: pequeno escritor, onde os alunos podem construir
seu próprio livro com suas próprias produções, organizar uma tarde de
autógrafos ou receber a visita de um autor de uma obra trabalhada em sala
de aula.
- 5. Produzir um
jornal mural ou jornal impresso da própria escola, que é uma excelente
orientação didática de socializar as produções na linguagem escrita.
·
REFERÊNCIAS
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros
Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. 3.ed. Brasília: A secretaria, 2001. Notícias e http://
Construir educandocomamor10.blogspot.comhttp://proportoseguro.blogspot.com/2009/02/varias-sugestoes-de-pequenos-projetos.html
http://educandocomamor10.blogspot.com/2008/04/leitura-na-educao-infantil.html http://espejos.unesco.org.uy/simplac2002/Ponencias/SIMPLAC/SL028.doc
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