Projeto: Quem sou
eu?
Alunos Atendidos: Crianças em fase Pré-Escolar – Pode
ser adaptado aos alunos de Educação Infantil – Períodos: I e II.
Período: (mês de fevereiro)
Duração: Em média duas semanas.
Objetivos:
Levar
os pequeninos a:
·
Saber
a história de sua vida;
·
Conhecer
a história e o significado de seu nome;
·
Desenvolver
a atenção para futura identificação de partes do corpo e órgãos dos sentidos;
·
Estimular
o raciocínio e a percepção visual;
·
Desenvolver
a imaginação e a criatividade;
·
Saber
maior número de palavras e expressões antes desconhecidas (Aumento e
enriquecimento do vocabulário );
·
Identificar
suas preferências em relação a tudo que o cerca, a sua realidade;
·
Formar
próprios conceitos através de descobertas e experimentações.
Culminância: Construção de um Mural coletivo e de um
Álbum da vida – Individual.
“Se
uma criança vive com aceitação e amizade; aprende a encontrar o amor no mundo.”
( Eny e Esther Sarli)
Primeira Semana de
Projeto:
·
Em
“rodinha” iniciar de maneira descontraída e atrativa uma dinâmica – O Professor
apresenta uma caixa, com tampa, decorada da maneira que achar mais atraente a
seus alunos e dentro de suas possibilidades – Podendo ser caixa de sapatos, de
madeira, de vime, de qualquer outro artigo que tenha consumido, ou até mesmo um
pequeno baú.
·
O
professor apresenta a caixa dizendo que dentro dela tem o que existe de mais
precioso, de mais importante, um verdadeiro tesouro.
·
Propõe,
então, uma brincadeira onde cada um terá que olhar o que tem dentro da caixa,
ver qual é este tesouro e manter segredo – Um a um devem olhar e voltar ao
lugar sem poder contar o que viu – Esta é a regra da brincadeira: Manter
segredo.
·
Dentro
da caixa deve conter um espelho, bem no fundo, do tamanho exato da mesma. No
momento em que a criança for olhar o tesouro verá refletida sua própria imagem.
·
A
professora deve ficar atenta a cada reação individual ao deparar-se com a
própria imagem. É fundamental criar um clima de muito interesse provocando
sempre: Qual será este tesouro?
·
Após
todos terem visto sua imagem refletida dentro da caixa e terem tido as mais
diferentes reações, cuidando sempre para que não falem enquanto todos não
olharem, abrir então o debate, a conversa informal.
·
O
que vocês viram dentro da caixa? Descobriram o tesouro?
·
Aproveitar
cada resposta dos alunos, orientando-os quando necessário, mas propiciando que
se expressem.
·
A
conversa deve fluir até o ponto em que o professor perceber que os alunos
perceberam que eles são o tesouro – cada um deles – por isso não poderiam
contar o segredo – pois todos somos únicos – Ninguém é igual a ninguém.
Após a realização da Dinâmica do Tesouro, ainda em círculo,
sentados de forma confortável, provocar os alunos para que observem seus
próprios corpos e façam comparações: __ Quem é mais alto? Quem é mais baixo?
Quem tem a mesma altura? __Quem tem cabelos loiros? Quem tem cabelos castanhos?
Quem tem cabelos pretos? __ Quem é negro? Quem é moreno? Quem é branquinho?
__ Quem tem olhos azuis? E castanhos? __ Quem é menino? Quem
é menina?
E assim propor que se agrupem de diferentes formas:
Exemplo: __Vamos juntar todas as crianças que tem cabelo bem
curtinho do lado esquerdo em pé e todas as crianças que tem cabelos compridos
do lado direito sentadas.
__Vamos juntar os meninos de um lado e as meninas do outro.
__ Agora vão pular só as crianças que tem olhos azuis ou
verdes.
Assim, o professor pode ir brincando, criando diferentes
situações de acordo com a sua turma, sempre tendo como objetivo que façam
comparações a partir das diferenças e semelhanças existentes no próprio corpo e
no corpo dos amigos.
Concluir a atividade quando não houver mais interesse da
turma.
Num segundo momento, que pode
ser no mesmo dia ou não, o professor vai apresentar uma ficha, previamente preparada,
onde as crianças terão que completar fazendo seu auto-retrato. As informações
contidas na ficha podem ser anotadas por escrito pela professora caso a turma ainda
não seja alfabetizada, todavia, é fundamental que sejam todas discutidas
individualmente e em grupo.
Segue exemplo de ficha que pode ser adaptada caso o
professor ache necessário.
Quem sou eu?
Meu nome é:
________________________________________
Tenho ____ anos. Nasci no dia ___/___/___.
Meu endereço é:
____________________________________________________________________________________________________
Meu telefone é: ______________.
O nome da minha mãe
é:________________________________
O nome do meu pai é:
__________________________________
Na minha família também tem: _____________________
que eu gosto muito e cuida de mim.
Minha altura:__________.
Meu peso: ____________.
Cor dos olhos: _________________.
Cor dos cabelos:________________.
Importante:
Chegando nesta etapa o professor deverá iniciar um trabalho
criando uma identidade entre a criança e a escrita de seu nome. Seguem algumas
sugestões de atividades práticas que podem ser realizadas durante este projeto
ou até mesmo no decorrer de todo o ano letivo. Sugerimos que para o projeto em
si: Quem sou eu? Sejam escolhidas no máximo 3 das atividades propostas:
História do nome, Dança da Cadeira e mais uma a escolha do professor de acordo
com o nível da turma. Mas, ficam as sugestões para trabalhos posteriores.
A construção
da escrita do nome, na Educação Infantil, é vista como um grande caminho a ser
percorrido pela criança.
O nome
próprio de uma criança é seu marco de identificação e, por isso, é tão
valorizado por ela. É por esse motivo que o trabalho com o nome próprio gera
uma relação de identidade da criança com a escrita.
É fundamental, para a construção da
escrita do nome que a criança saiba que desenhar é diferente de escrever a
partir desta diferenciação que a criança começa a se dar conta de que precisa
algo mais do que um desenho para poder escrever o seu nome, e então começam a
aparecer em seus trabalhos as tentativas da escrita, a qual pode estar
representada por “risquinhos”, “bolinhas”, “cobrinhas”...
A primeira letra do nome próprio é
sempre a mais reconhecida e escrita pelas crianças antes das demais. Muitas
chegam a estabelecer uma relação de
identidade que, em geral, as faz chamá-la de minha letra. É sempre aquela que
reconhecem mais depressa em diferentes textos, cartazes, otdoors e outros.
A visualização é um mecanismo
que faz parte da construção da escrita. Por este motivo é importante que os
nomes estejam fixados nos gradis, nos materiais, nas lancheiras, nos crachás.
Ao identificar seu nome e observá-lo
escrito em diferentes locais e materiais, a criança, consequentemente, o
memoriza. A partir de então inicia-se seu relacionamento com a escrita como
representação de sua identidade, auxiliando-a a ver-se como um indivíduo que
possui identificação. Por isso seu nome é tão importante. É um marco
identificatório.
O modelo da escrita do nome em
diferentes materiais informa à criança sobre quais são as letras e qual a
quantidade necessária de letras para escrevê-lo, além de informar a posição e a
ordem em que aparecem no seu nome.
É importante, nesse trabalho, a busca
de semelhanças e diferenças, as posições das letras, os diferentes modos de
escrita.
É interessante desafiar a criança
nesta questão. Por exemplo: “Pus a primeira letra do nome de Camila. Onde ponho
a segunda? Aqui ou aqui”? ( indicando à direita ou à esquerda da letra C ).
Este tipo de desafio auxilia a criança na direcionalidade da escrita, deixando
um pouco de lado as letras espelhadas tão comuns nas séries iniciais.
O sujeito é um construtor dos seus
conhecimentos e nesse processo passa por etapas importantes que vão da
visualização até o reconhecimento da escrita em diferentes lugares e formas.
O objetivo maior do trabalho com a
escrita do nome na Educação Infantil é fazer com que a criança se reconheça
como um sujeito importante que possui um nome que é só seu, além de propiciar a
aprendizagem da escrita.
A seguir apresentarei algumas
atividades e brincadeiras que auxiliam o processo de construção da escrita do
nome:
Sugestões de Atividades Práticas:
1 – História do nome.
Objetivo: Conhecer a origem do seu nome.
Material: Folhas de papel ofício.
Procedimento:
·
Propor às crianças que façam uma entrevista com
os seus pais, procurando saber qual a origem dos seus nomes.
·
Montar com os alunos uma ficha para auxiliá-los
na entrevista, incluindo perguntas tais como:
- Quem escolheu meu nome? - Por que me chamo .....? O que significa ..... ?
·
Combinar com a turma o dia do relato e como ele
será. ( A escolha do professor)
Sugestão de Atividade: Contar a
história do seu nome aprendida com a entrevista e ilustrá-la.
Interessante: Em papel pardo o
professor poderá registrar o nome de todos e uma síntese da origem do mesmo e
fixar no mural.
Observações: Todos deverão
trazer a entrevista no dia marcado,
oportunizando o desenvolvimento da responsabilidade desde pequenos, e, caso
isso não aconteça, o professor deverá estar preparado e saber qual atitude
tomar frente a este problema.
2 – Fichário:
Objetivo: Conhecer a escrita do
seu nome com diferentes formas gráficas.
Material Necessário: Fichas do
mesmo tamanho e formato e uma caixa de sapatos.
Procedimentos: Montar na sala
de aula um fichário com cartões que apresentem diferentes formas de escrita do
nome próprio: Com letra de imprensa maiúscula, letra de imprensa minúscula,
letra cursiva. Deixando claro à criança que existem diferentes maneiras para
escrever o seu nome, mas todas querem dizer a mesma coisa.
Combinar com a turma o momento e o modo como deverão
utilizar as fichas. ( De acordo com o professor) – Pode ter em cada ficha uma
foto 3x4 da criança.
Sugestão de Atividades:
Identificar o nome – Escrever o nome.
3 – Lista de Palavras:
Objetivo: Identificar em
diferentes palavras a letra inicial do seu nome.
Materiais: Tesoura, Revistas,
Jornais, Folhetos, Cola, Folhas de ofício.
Procedimentos:
·
Explorar com
a classe a letra inicial do nome.
·
Listar outras palavras que também iniciem com
aquela letra.
·
Propor que pesquisem em jornais, revistas e
folhetos outras palavras que também iniciem com a letra do seu nome.
·
Recortar e colar as palavras em folhas de
ofício.
·
Ler com a turma as palavras encontradas e juntos
procurar o significado.
Sugestão de Avaliação:
Reconhecer, em lista de palavras, aquelas com a letra que inicia o seu nome.
Observações: O professor pode
propor à turma que cada dia um traga de casa uma palavra que inicie com a letra
do seu nome e em aula encontrem o significado. Este tipo de atividade desperta
no aluno um interesse maior pela pesquisa e aumento do vocabulário.
4 – Letras Móveis:
Objetivo: Conhecer as letras e
escrever seu nome através de brincadeira.
Material: Letras móveis que
podem ser de madeira, EVA, papelão e etc...
Procedimentos:
·
Deixar expostas na sala as letras para haver um
contato maior por parte das crianças com o material.
·
Propor que, em diferentes momentos de aula, as
crianças utilizem as letras para a tentativa da escrita de seus nomes.
Sugestão de Avaliação: Escrever
seu nome numa brincadeira.
Observações:
·
Este material permite à criança fazer uma
correspondência de letras, posição e ordenação das mesmas.
·
Se as letras forem de papel ou papelão, seria
interessante que as crianças ajudassem na confecção do próprio material,
orientadas pelo professor.
5 – Bingo:
Objetivo: Conhecer as letras
que compõem a escrita de seu nome através do jogo.
Materiais: Cartelas de
cartolina ou papelão; tampinhas de garrafa ou pedrinhas para marcar as letras;
folhas de desenho; fichinhas com as letras dos nomes; cola; papel colorido (
para fazer bolinhas de papel ) ou palitos de fósforo usados.
Procedimento:
·
Cada criança receberá uma cartela com a escrita
do seu nome.
·
O professor sorteará as letras, dizendo o nome
de cada uma delas para que as crianças identifiquem-as. Cada letra sorteada
deverá ser marcada na cartela caso haja no seu nome. Assim que a cartela fôr
preenchida o aluno deve gritar: BINGO!
·
Logo que terminarem o jogo, será proposto um
relatório realizado individualmente, com a distribuição de fichinhas com as
letras do nome ( Uma ficha para cada letra) entregues fora de ordem.
·
As crianças deverão ordenar as fichas, compondo
os eu nome, e colocá-las em uma folha de ofício.
·
A professora pede que contem quantas letras há
na escrita dos eu nome e propõe que colem a quantidade representativa em
palitos de fósforos ou bolinhas de papel, na folha.
Sugestão de Avaliação:
Reconhecer em fichinhas as letras que fazem parte da escrita do seu nome.
Observação: É interessante que
se repita o jogo várias vezes no decorrer das atividades antes de se propor o
relatório.
6 – Dança da Cadeira:
Objetivo: Reconhecer a escrita
de seu nome dentre a escrita dos nomes de todos os colegas.
Materiais: Fichas com a escrita
de todos os nomes ( uma para cada nome ) e cadeiras.
Procedimentos:
·
O professor propõe às crianças que façam um
círculo com as cadeiras.
·
Depois distribui as fichas com os nomes para que
as crianças fixem-as nas cadeiras.
·
Inicia-se a dança das cadeiras onde ao término
da música cada um deverá sentar na cadeira onde consta a ficha com o seu nome.
Sugestão de Avaliação: Realizar
a brincadeira diversas vezes sempre trocando as cadeiras de lugar.
7 – Corrida dos
Balões:
Objetivo: Escrever seu nome.
Materiais: Balões numerados,
fichas com número de acordo com os balões e com nomes e giz.
Procedimentos:
·
Formar as crianças em duas filas.
·
Distribuir uma ficha com um número para cada
criança.
·
Dado o sinal, uma de cada vez corre até os
balões e estoura aquele que tiver o seu número. Dentro estará uma ficha escrito
o seu nome.
·
A criança deverá ler altos eu nome e
reproduzi-lo no chão utilizando o giz.
8 – Jogo dos Dados:
Objetivos:
·
Integrar-se ao grupo, sabendo esperar sua vez de
jogar.
·
Reconhecer as letras do seu nome.
·
Ordenar as letras que compõem seu nome.
Materiais:
·
Tabuleiros com quadrinhos necessários para a
escrita do nome em branco.
·
Dados com as letras dos nomes dos componentes do
grupo.
·
Fichinhas com as letras.
Procedimentos:
·
Distribuir os alunos em pequenos grupos.
·
Combinar com os grupos que apenas uma criança
por vez jogará um dado, identificando qual a letra sorteada. Se esta fizer
parte dos eu nome, deverá pegar a fichinha correspondente e colocá-la no
tabuleiro.
Sugestões de Avaliação:
Participar atentamente do jogo e identificar as letras do seu nome.
9 – Sapata ou Amarelinha:
Objetivo: Reconhecer as letras
que compõem seu nome.
Materiais: Pedrinhas e giz.
Procedimentos:
·
Cada aluno irá traçar no pátio da escola sua
amarelinha.Neste momento, uma amarelinha será diferente da outra, quando os
nomes não possuírem a mesma quantidade de letras.
·
Utilizando a pedrinha marcarão a letra que não
deverão pular.
·
O professor pode aproveitar a ocasião para
questionar o aluno: Qual a letra que vem primeiro? E depois qual será?
Sugestão de Avaliação: Escrever
seu nome após pular a amarelinha.
Observação: Este tipo de
brincadeira trabalha a ordem da escrita do nome, possibilitando ao aluno
identificar qual a primeira letra, qual a segunda, e assim por diante até
formar seu nome.
Segunda Semana de Projeto:
Preferências:
·
Através de uma conversa informal o professor deve
pedir que cada aluno fale um pouco sobre seu dia-a-dia.É importante deixar que
as crianças se expressem livremente contando casos vividos em casa, em
passeios, com a família etc.
·
Num segundo momento oferecer uma folha em
branco, revistas diversas, ilustrações diversas, e propor q façam uma montagem
de recorte e colagem de tudo que encontrarem que parece com o seu dia-a-dia,
com a sua vida, a sua realidade.
·
Realizado a trabalho o professor junta para
também adicionar ao Álbum da Vida – colocando por escrito além do nome da
criança qual foi a proposta da montagem de recorte e colagem.
·
Num outro dia, então, explorar as preferências
de cada aluno: Brincadeira preferida, brinquedo preferido, comida preferida,
lugar que mais gosta de estar, animal preferido, programa de TV preferido,
artista preferido, música preferida, personagem de história infantil preferido,
filme preferido, amigo que mais gosta, esporte preferido, cor preferida etc.
·
É interessante registrar de forma sistematizada
para também constar no Álbum da Vida – em anexo segue modelo de sistematização
que poderá ser xerocada ou mimeografada.
·
A montagem de um painél com as preferências é
uma idéia bem legal e que, também, certamente, agradará à todos. Use a sua
imaginação e aproveitando a idéia e os materiais que tem a disposição crie um
lindo mural com o tema: As coisas que eu mais gosto ou As coisas que nós da
turma tal mais gostamos ou Nossas Preferências.
·
No Álbum da Vida podem ser adicionadas: fotos
das crianças em diferentes momentos: no banho, brincando, na escola, dormindo,
comendo... Como, também, pode ser utilizada um técnica artística de pintura,
cola colorida ou outra para a capa, que deve ser de papel mais resistente –
cartão no caso – com o título: Álbum da vida – ali todos os trabalhos sistematizados
serão acoplados e deverão ser encadernados ou presos com bailarinas, grampos,
etc.
Brincadeira Legal:
Já que estamos trabalhando a
individualidade de cada um pode ser realizada a brincadeira: Quem é? Onde o
professor vai dando dicas de características físicas, de personalidades,
caráter, hábitos, pertences de um aluno e todos terão que descobrir quem é.
Tal brincadeira pode ser
repetida quantas vezes o professor achar prudente e de acordo com o interesse
da turma.
Deverá ser estabelecido o que
“premiar” para quem acertar. É diversão
garantida!
Conclusão:
Os alunos devem perceber e
compreender que cada pessoa é única, é diferente das outras.
As pessoas podem até ter
algumas coisas em comum, como cor da pele, preferência por um tipo de música,
uma opinião, mas são diferentes das outras em outros aspectos. Ninguém é
exatamente igual a ninguém!
Levar os alunos a refletirem
sobre algumas pessoas que não aceitam as diferenças: de cor de pele, religião,
outros gostos... Até concluírem que isso não é legal.
O objetivo é os alunos
perceberem, também, que como cada pessoa é diferente das outras, tem seu modo
de pensar, de agir, os fatos que são importantes para alguém podem não ser para
outra pessoa. Cada um tem seu Álbum da Vida, sua história.
Aproveite o Álbum da vida para
trabalhar noções de anterioridade e posterioridade, levando-os a perceber, que
seu álbum é uma forma de registro de sua vida, uma fonte da qual se pode obter
informação sobre ela quando estiver mais velha.
Sugestões de trabalho com músicas no
projeto:
·
Sugerimos que sejam ouvidas, cantadas e dançadas
pela turma as músicas preferidas de cada um.
·
Sugerimos, também, a brincadeira: Canoa Virou.
·
Caso
haja algum nome de aluno na turma que exista uma música conhecida, esta também
pode ser ouvida – não esquecendo de levantar a questão: Quando duas ou mais
pessoas tem os nomes iguais, os mesmos nomes, como fazemos para
identificá-las? Exemplo: Esta música foi
feita a Luciana que faz parte de nossa classe ou para outra menina chamada
Luciana?
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