"Sugestões
para preenchimento do relatório".
É importante considerar, na construção do
relatório os seguintes critérios:
• A
avaliação deve ser sempre enfatizar os avanços e não apenas os fracassos.
Registrar o que o aluno conseguiu e em que progrediu;
• Valorizar
e registrar o desenvolvimento sócio-afetivo como: participação, solidariedade,
posicionamento, sentimentos;
• É preciso
registrar a participação do aluno nos projetos desenvolvidos no bimestre;
• Deve-se
proceder relação com o registro anterior;
•
Diversificar a redação de um aluno para o outro, buscando se fiel em suas
colocações.
Sugestões para iniciar relatórios:
• Com base
nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que o aluno...
• Observando
diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste bimestre...
• A partir
das atividades apresentadas, o aluno demonstrou habilidades em...
• Com base
na observação diária, foi possível constatar que o aluno...
Desenvolvimento cognitivo:
• O aluno
demonstra um ótimo aproveitamento na aquisição da leitura e escrita.
• O aluno
apresenta bom desenvolvimento no processo de aquisição da leitura e da escrita.
• O aluno
está desenvolvendo-se gradualmente no processo de aprendizagem da leitura e da
escrita.
•
Encontra-se em desenvolvimento no processo de aprendizagem da leitura e da
escrita.
• Tem um bom
desenvolvimento cognitivo, mas apresenta dificuldades na leitura, contudo com a
realização da recuperação paralela tem apresentado avanços importantes.
• Lê com
fluência qualquer tipo de texto, fazendo conexões com a realidade.
• Lê e
interpreta os textos trabalhados em aula sem maiores dificuldades.
• Lê com
alguma dificuldade, mas demonstra interesse e esforça-se em aprender.
• Escreve,
ordena e amplia frases, formando textos coerentes e lógicos.
• Produz
frases e pequenos textos com criatividade e entendimento.
• Constrói o
conceito lógico-matemático, realizando cálculos com as quatro operações
matemáticas.
• O aluno
tem especial interesse nas atividades matemáticas.
• Realiza
cálculos simples de adição e subtração.
• Realiza
cálculos com auxilio de material concreto.
• É curioso,
questiona e busca informações.
• Traz para
a classe informações de fontes diversas como: radio, tv, jornais e etc.
• Compreende
as relações existentes entre os elementos do meio ambiente.
• Compreende
a importância da preservação do meio ambiente para o futuro do nosso planeta.
• Adota
hábitos de cuidados com o corpo e com o ambiente.
• Nas
atividades orais demonstra desenvoltura ...( ou inibição)
•
Ocasionalmente troca letras.
• Constrói
frases criativas e elabora pequenos textos com linguagem e ilustrações
significativas;
• Expressa o
que pensa relatando, argumentando, avaliando, relacionando, ordenando,
generalizando, concluindo...;
• Expressa a
escrita representando idéias através de rabiscos, pseudo letras e outros
símbolos
• Lê com
fluência vários tipos de textos interpretando-os;
• Produz
textos escritos com clareza, coerência e coesão;
• Identifica
e escreve seu nome completo;
• Observa,
descreve, analisa e sintetiza gravuras, reportagens e textos;
• Apresenta
dificuldades ortográficas
• Identifica
e escreve seu nome completo
• Ainda não
faz relação entre o que fala e escreve
Participação- convívio social:
• Participa
com interesse e produtividade.
• Boa
participação nas atividades realizadas em sala.
•
Participação tímida nas atividades em sala, embora tenha bom relacionamento com
os colegas em classe.
• Demonstra
atitudes críticas diante de acontecimentos conflitantes.
• É criativo
e comunicativo.
• Coopera
com colegas e professora.
• O aluno
demonstra interesse nas atividades propostas embora não tenha autonomia para
realizá-las sem o apoio da professora.
• Ouve,
reproduz e transmite textos oralmente como histórias, recados, noticias entre
outros.
• Demonstra
curiosidade em relação aos assuntos estudados.
• É
cuidadoso e rápido na execução das atividades desenvolvidas.
• Aceita
sugestões da professora e dos colegas.
• Manifesta
suas opiniões com clareza e objetividade.
• Contribui
para a integração e o crescimento do grupo;
• Demonstra
inquietude e geralmente se envolve em questões referentes aos colegas
• Ainda não
aceita as regras convencionadas pelo grupo;
• Colabora
na construção de regras;
• Interage
com o grupo, ouvindo, respeitando e se posicionando;
• Tem um bom
relacionamento com os colegas e mostra-se sempre pronto em ajudar;
· Reconhece
a relação entre fala e escrita
· Explora
várias formas de linguagem e diferentes tipos de suporte textual para ampliação
de informações;
· Ouve
histórias e comentários valorizando impressões afetivas;
· Lê
e escreve textos desenvolvendo a compreensão do sistema alfabético, utilizando a
escrita de acordo com as concepções e hipóteses que possui no momento;
· Produz
textos individuais e coletivamente utilizando gestos, desenhos, sons,
movimentos e palavras;
· Distingue
a língua escrita da língua oral;
· Demonstra
compreensão do sistema alfabético;
· Lê
silabicamente, palavras formadas por grupo de sílabas compostas por vogal e
consoante;
· Produz
pequenos textos sem preocupação ortográfica;
· Distingue
as letras na linguagem oral e escrita;
· Encontra-se
na fase pré silábica, começando a diferenciar letras de números, desenhos ou
símbolos;
· Percebe
que as letras são para escrever, porem ainda não sabe como isso se processa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário