Projeto
Amizade.
Apresentação
Este projeto
busca desenvolver nos alunos o respeito, as diferenças do outro e como lidar
com as adversidades de sentimentos. Para isso faz-se necessário que a escola
promova um ambiente de aprendizagem para o educando, visando suas necessidades
e seu total desenvolvimento.
Justificativa
Devido aos
constantes conflitos e preconceitos no dia-a-dia das crianças no seu meio
social, percebe-se a importância da realização de um projeto que resgatasse
alguns valores que deve fazer parte da vida social do ser humano.
Este
trabalho busca montar para as crianças; como, verdadeiros amigos, como aceitar
e respeitar as diferenças do outro. O ambiente escolar tem a função importante
de instruir, mostrar caminhos, apresentar soluções, proporcionando uma reflexão
uma reflexão sobre a problemática aqui apresentada.
Objetivos Gerais
v Demonstrar
a importância de se cultivar amigos dentro e fora da escola.
v Cultivar
os bons hábitos de convivência e amor.
Objetivos específicos
Ø Aprender
e saber respeitar as diferenças físicas e psicológicas que existem entre as
pessoas.
Ø Diminuir
o grau de agressividade no relacionamento entre alunos.
Ø Incentivar
o respeito mútuo a partir de atividades compartilhadas em grupo.
Ø Conhecer
as variadas maneiras de amizade que se pode estabelecer com os animais etc.
Palavras chave: amizade,
solidariedade, igual, diferente e inclusão.
Metodologia
§ Livros
§ Revistas
e jornais
§ Textos
e pesquisas
§ Filmes
e músicas
§ Produções
escritas
§ Internet
§ Cartazes
Desenvolvimento
Realizar
uma investigação de forma natural e espontânea para reconhecer a experiência e
saber o que pensam os alunos sobre o tema.
Sensibilizar
os alunos através das aulas, roda de diálogos, palestras e filmes.
Respeitar
a inclusão de alunos especiais.
Confeccionar
um mural com fotos em diversos momentos que expressem os valores assumidos.
Explorar
o significado das palavras: inclusão, preconceito, igualdade, diferença e
direitos etc.
Solicitar
que os alunos expressem seus sentimentos pelo próximo através de uma produção
textual.
Apresentar
um vídeo envolvendo as relações interpessoais cotidianas para ajudá-los a
refletir e aprenderem lhe dar com as diferenças.
Cronograma
O projeto é
um processo que se refere às atividades de mudanças de comportamento, visando
uma melhor qualidade de vida na escola e buscando contribuir para um dia
participativo e democrático.
O projeto
amizade terá duração de sete dias, porém diante da relevância dos temas, poderá
ter continuidade, ficando a critério da professora e da direção da escola.
Avaliação
A avaliação
será continuada e processual de forma natural através do diálogo diário e dos
registros de atividades vivenciadas ao longo dos trabalhos.
O processo de
avaliação será espontâneo e verificará o potencial e a temática, bem como a
capacidade de mudança de comportamento.
Referencias Bibliográficas
Revista Construir Notícias: Projeto Político Pedagógico –
Somos todos diferentes e iguais: Trabalhando a Inclusão através da Literatura
Infantil/nº 29. Ano 05. Julho/agosto 2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário